segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Perez Cruz Cabernet Sauvignon Reserva 2015: 95 pontos, Decanter?

Perez Cruz Cabernet Sauvignon Reserva 2015: A revista Decanter de vez em quando (parece que agora, de vez em sempre...) está atribuindo notas exageradas para alguns vinhos mais simples. É o caso deste Perez Cruz CS 2015, que recebeu medalha de Platina e 95 pontos, com a designação de Best Value. Esta última, até não discuto, pois o vinho tem mesmo bom preço (ou tinha, quando paguei pouco mais de 50 pilas* - Já subiram! Efeito Decanter). E ele também tem boa qualidade. É um Cabernet Sauvignon típico chileno, com as notas de cassis e pimentão, em meio a menta, baunilha e outras especiarias. Também é  bom em boca, com boa acidez, bom final e taninos já redondos. Bem correto e agradável o vinho, e isso, não questiono. Mas me pergunto: Se ele ganhou 95 pontos, quanto ganharia seu irmão maior, Pircas de Líguai, que, para mim, é bem superior? A propósito, a benevolente Wine Advocate lhe atribuiu 90 pontos, assim como o Guia Descorchados. Boa diferença, não?

*Nota: Vi que está com preço similar ao que paguei na Bacco's  e Viavini. Vale experimentar. 

6 comentários:

  1. Flavio,
    Essas pontuações exageradas em vinhos de entrada acendem o alerta.
    Tive tal impressão em um Santa ema reserva CS, que recebeu 91 ptos. Uma zurrapa total, ao menos o que vem para o Brasil.
    Nessas horas, lembro da história da "garrafa dos críticos"...
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, meu amigo! Eu acho que acima de 90 tem que ser power! E parece que agora esta é a nota mínima...rs. Banalizaram o negócio...
      Abraços!
      Flavio

      Excluir
  2. Olá bom dia!

    As pontuações se referem a vinhos de diferentes estilos e valores, então neste caso uma pontuação 95 dentro dos vinhos nesta faixa de preço indica que é um vinho sem erro, e é o que REPRESENTA o Perez Cruz: Um vinho com custo qualidade muito bom, feito com elegancia e bastante equilibrado para um vinho na faixa de 60 a 80 reais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa!

      Bom dia! Primeiramente, perdão pela demora na resposta. Tive problemas com a comunicação do blogger e não recebi vários comunicados de comentários.
      Obrigado por seu comentário, mas permita-me respeitosamente discordar de você. A pontuação da Decanter (e de várias outras revistas), que eu saiba, não leva em consideração o preço. Eles podem até considerar o preço na hora de estabelecer listas, mas não na pontuação, que a meu ver, deve ser absoluta e baseada em critérios objetivos (como são os daqueles formulários chatos de avaliação...rs). A Wine Spectator, por exemplo, utiliza o chamado "Wow factor" e a disponibilidade no mercado para estabelecer a sua lista final. Eu, por exemplo, daria um bom "wow factor" para o Perez Cruz Reserva CS. Eu sempre bebi muitos vinhos da Perez Cruz. Conheço praticamente todos do produtor e confesso que os que gosto mais são o Chaski e o Liguai. Mas gostei também deste CS Reserva 2015. Mas não o vejo um vinho de 95 pontos (que já bebi muitos - E alguns, nem eram essas coisas...rs). O fato é que as pessoas acham demérito ter nota abaixo de 90 pontos. Parece que os vinhos só são bons se estão acima disso! Por isso estas pontuações e listas estão tão desacreditadas. Deveriam então deixar só entre 90 e 100...rs. E como explicar a diferença de pontuacões entre vários avaliadores (Decanter, WA e Descorchados)?
      Mas agora, que já discordei com você em relação à questão da pontuação pela faixa de preço, deixe-me concordar quando você diz que este Perez Cruz é um vinho de muito boa relação custo/qualidade e muito bom para sua faixa de preço. Já o bebi algumas vezes e concordo plenamente.

      Abraços e obrigado pelo comentário!

      Flavio

      Excluir
  3. Bom dia!

    Tudo bom?

    Sobre as pontuações elas se referem sempre a vinhos que estão no mesmo patamar de preço.

    Um vinho de baixo custo ou alto custo é comparado com vinhos que estejam na mesma linha.

    O Perez Cruz, 95 pontos da Decanter, a 50/80 reais é um vinho rico, elegante e extremamente equilibrado se levar em consideração outros vinhos nesta mesma faixa de preço. é um vinho que vc pode comprar sem medo de errar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa!

      Tudo bom, e você?

      Obrigado pelo comentário.

      Bem, já apresentei minha opinião na resposta da mensagem anterior.

      Abraços,

      Flavio

      Excluir