sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Na cozinha do Tom: Giramonte 2006, Quinta Vale D. Maria 2006, Calcu Futa Cabernet Sauvignon 2009, Monte dos Cabaços Reserva 2010, Sophenia Synthesis Malbec 2014, Cadus Blend of Vineyards 2012, Pelter Cabernet Shiraz 2015 e Churchill's Estates 2011!

O Tonzinho reabriu a cozinha e fez aqueles seus famosos assados para acompanhar os vinhos levados pela turma. Além disso, abriu a sessão com aquele que foi (disparado) o melhor da noite: Giramonte 2006! Este grande vinho já pintou aqui no blog duas vezes (clique aqui) e não preciso gastar muitas linhas com ele (embora seja merecedor). Depois dele, mostro os outros vinhos da noite, na ordem de minha preferência.
Giramonte 2006: Melhor da noite, com folga! Um supervinho feito com Merlot (87%) e Sangiovese. Foram 97 Pontos da Wine Spectator e nas costas a responsabilidade de ter batido Merlots grandiosos em uma degustação às cegas em São Paulo. Bem, ele é um (majoritariamente) Merlot grandioso também...rs. A dizer, apenas que continua grande e parece melhorar a cada ano. Uma maravilha!
Quinta Vale D. Maria 2006: Levado pelo Cássio, que pensava que o vinho já estava indo... Ledo engano! O vinho está em sua melhor forma! Um dos melhores Vale D.Maria que bebi! Ao nariz, frutas silvestres, especiarias (cardamomo, ervas) e notas terrosas.  Com o tempo foram surgindo notas mentoladas muito agradáveis. Em boca, acidez aportando ótimo frescor, mineralidade pungente e taninos sedosos. Final longo e especiado. Mais seco que de outras safras. Uma beleza!
Calcu Futa Cabernet Sauvignon 2009: Levado pelo Rodrigo. O nome, em língua indígena chilena, significa "magnífico". Foi elaborado pelo francês Jacques Boissenot (falecido em 2014). O enólogo foi consultor de grandes Chateau, como Latour, Lafite, Mouton e Margaux. O vinho foi, para mim, um dos melhores da noite, só atrás do Giramonte e alí pertinho do Quinta Vale D. Maria. Tem cor bonita e aromas de cassis, leve eucalipto e minerais. Em boca, ótimo frescor e taninos finos. Final longo e mineral. É um chileno diferenciado, elegante e sem aquele pimentão exagerado, comum em tantos conterrâneos seus. Às cegas, lembra Bordeaux. Apreciável agora mas aguenta tranquilamente mais alguns anos de adega. Uma grata surpresa. Agradou a todos.
Monte dos Cabaços Reserva 2010: Alentejano de primeira levado pelo Paulinho, Rei dos Portugueses! É feito com Touriga Nacional, Alicante Bouschet e os antigos tinham também pitadas de Cabernet Sauvignon e Syrah. Não sei se este 2010 também tem. A enóloga é famosa e competente Susana Esteban. Vinho de categoria, com aromas florais, de fruta madura, amadeirados e especiados. Em boca, ótimo frescor e taninos redondos. Não acusa os 8 anos de idade. Ótimo vinho!
Sophenia Synthesis Malbec 2014: Malbec típico, levado pelo Joãozinho. Aromas florais, ameixas, cerejas e especiarias. Em boca, repete o nariz e mostra aquelas notas mais doces da casta, com um final achocolatado. Para os fãs do estilo.
Cadus Blend of Vineyards 2012: Levado pelo JP. Aliás, é a segunda vez que leva este vinho (clique aqui). Portanto, não preciso comentar. No entanto, achei a outra garrafa melhor que esta, que estava muito doce para o meu gosto. Fiquei na primeira taça.
Pelter Cabernet Shiraz 2015: Vinho Israelense levado pelo Thiago. Cor clara e aromas de framboesa e cereja, em meio a alguma especiaria doce. Em boca, corpo leve, taninos discretos e final adocicado. Carece de frescor e mais estrutura.
Churchill's Estates 2011: Levado por este que vos escreve, pela segunda vez. Na outra (clique aqui), achei bom, mas extraído e um pouco enjoativo. Agora piorou. Não justifica os 93 pontos da Wine Spectator. Fim da fila para ele.

A turma reunida.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário