quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Chryseia 2014: Um monstro!

Estou devagar com o blog... O tempo está curto. Mas tenho apreciado grandes vinhos, como este Chryseia 2014, ofertado pelo Caião. Sou fã dos Chryseia, que sempre me dão grande prazer. Este 2014 está uma beleza. Cor escura, instransponível, e aromas riquíssimos que incluem notas florais, achocolatadas, de kirsch, framboesa, azeitona preta e especiarias. Em boca, intenso, com ótima acidez e camadas de taninos, que devem se arredondar lindamente com anos de adega. O vinho têm grande persistência e final mineral e com notas especiadas (alcaçuz). Um grande vinho, que embora novo, já pode ser apreciado após um tempo de decanter. Tem muitos anos pela frente. Só como informação, este 2014 foi top 100 da Wine Spectator, com 94 pontinhos bem atribuidos.


2 comentários:

  1. Grande Flávio, confesso que eu e o Chryseia não nascemos um pro outro, não gosto desse vinho, acho absurdamente caro para o que oferece e me esforcei muito pra gostar dele... bebi esses dias o Marquesa de Alorna Grande Reserva e fiquei impressionado com sua qualidade, não sei se conheces mas acho que vale a pena demais... grande abraço.. continue firme no blog, vc é guro de muitos, inclusive desse que te escreve...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Hélio! Pensei que você tivesse trocado o vinhobão por algum dos 878 blogs de vinho brasileiros! rsrs. Mas bom que está por aqui.
      Então, quanto ao Chryseia... Também já tive o nariz torcido para ele, principalmente quano o provei em degustações da Mistral. Sempre achava muito nervoso... Mas depois de beber uns mais antigos, devidamente decantados, mudei minha opinião. Vi que ele precisa de tempo. Este 2014 está novo, mas o potencial é muito grande. Pareceu-me mais pronto que anteriores.
      Quanto ao Marquesa de Alorna Grande Reserva, o 2011 já pintou aqui no blog 2 vezes, e o bebi em umas 3 oportunidades. Belo vinho! Concentrado, cheio de camadas. Mas também acho que precisa de tempo. O bom dele é que, apesar de muito bom, custa bem menos que outros medalhões (como o próprio Chryseia...).
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir